Como identificar uma fonte de texto

15/11/2012

Viu uma fonte e gostou, mas não sabe o nome? É só usar um dos serviços que indicamos para saber na hora.


É muito difícil identificar fontes somente olhando para elas. Quem não consegue fazer isso precisa de ferramentas de auxílio. Felizmente, existem diversos serviços online que ajudam ou fazem a identificação de fontes, através de diferentes processos.
WhatTheFont é uma ferramentas que identifica mais facilmente a fonte usada em um determinado texto. Tudo o que você precisa é fazer um print screen do trecho que contém o tipo de letra que precisa ser identificada e pode deixar, o WhatTheFont faz o resto.
WhatTheFont
O WhatThefont possui um imenso banco de dados com milhões de tipos diferentes de fontes. O WhatTheFont, utiliza a tecnologia de reconhecimento de texto através de imagens, permitindo que você mande um arquivo contendo o trecho que utiliza a fonte a ser identificada.
Existem duas maneiras de usar o WhatThefont: enviando uma imagem que está no seu computador, através do botão “Browse”; ou colando o endereço em que ela está hospedada na internet.
Abaixo dos campos nos quais você indica onde está a imagem com o texto, existem três definições do tipo de resultado a ser mostrado. Marcando a opção “Display only free fonts or free alternative fonts” ("mostrar somente fonte gratuitas ou alternativas"), somente são mostradas as fontes gratuitas que tenham semelhança com a enviada.
A segunda opção serve para que somente apareçam nos resultados as fontes comerciais (que você precisa comprar ou pagar para usar). Se marcar o terceiro item, todas as fontes que coincidam com a enviada são mostradas, independente de licença de uso.
Adicionalmente, você pode marcar a caixa “The background color is dark, please invert colors” ("a cor de fundo é escura, favor invertê-las"), caso a imagem que você esteja enviando tenha o fundo escuro. O serviço inverte as cores para facilitar o reconhecimento pelo sistema.

ATENÇÃO: quando você fizer a captura da imagem que contém o texto, corte-a para que somente uma linha de texto apareça, senão o sistema não consegue fazer o reconhecimento.

As perguntas analisam pontos chave dos caracteres, cruzam suas respostas com a base de dados e exibem no final as fontes encontradas que coincidam com as características que você informou.
O Identifont possui ainda outras duas formas de pesquisa: através do nome, em que você digita parte do nome da fonte para saber o restante; e por similaridade, que busca fontes parecidas com aquela cujo nome você digitou.


Fonte: TecMundo

0 Comentários:

Postar um comentário

 









Por George Albuquerque Pinto
© 2011 - 2014 | Editado por George Albuquerque Pinto | Tudo é Curioso Demais